| 09/06/2006 14h52min
Pesquisa do instituto financeiro AWD, divulgada ontem, mostrou que 60% dos alemães acreditam no título. Após a vitória por 4 a 2 sobre a Costa Rica, nesta sexta, na abertura do Mundial no Allianz Arena, em Munique, esse percentual só tende a crescer. Lahm, Klose (2) e Frings fizeram os gols dos donos da casa, enquanto Wanchope (2) marcou para os costarriquenhos. A primeira partida da 18ª Copa também quebrou o recorde de gols em estréias, mantido desde 1930 por França 4x1 México.
Os donos da casa entraram em campo e comprovaram que são favoritos não apenas por terem a maior torcida do seu lado. A equipe de Juergen Klinsmann mostrou velocidade e forte marcação, principalmente na saída de bola do adversário. Logo aos seis minutos de jogo, o lateral Lahm penetrou pela esquerda e meteu para a meta adversária, fazendo 1 a 0.
Depois do gol, os alemães impuseram totalmente seu domínio. Porém, aos 12 minutos, a Costa Rica se aproveitou de uma bobeada da defesa e Wanchope entrou livre na área para deixar tudo igual no Allianz Arena.
A partida amornou, as arquibancadas slienciaram, entretanto a superioridade dos tricampeões mundiais se evidenciou novamente cinco minutos depois. Schweinsteiger entrou na corrida pela direita, cruzou para Klose só tocar para o fundo das redes do goleiro Porras. Alemanha 2x1 Costa Rica.
Na segunda etapa, nada mudou. A Costa Rica seguiu se defendendo diante de uma Alemanha rápida, bem posicionada, que explorava, principalmente, os flancos para chegar ao ataque. O lateral Lahm foi um dos que mostrou maior efetividade ofensiva, tanto que o terceiro gol saiu de um cruzamento dele, pela esquerda, aos 16 minutos. Klose meteu a cabeça na bola, Porras espalmou e no rebote novamente Klose enfiou o pé e ampliou a vantagem.
Tudo era festa. Só que os alemães não esperavam por nova cochilada da defesa aos 27 minutos. Centeno arrancou no meio-campo e lançou para Wanchope nas costas dos zagueiros. O centroavante avançou sozinho e fez o segundo da Costa Rica: 3 a 2.
Ao contrário do primeiro tempo, o gol não abalou os alemães. Aos 39 minutos, Schweinsteiger cobrou falta pela esquerda e meteu para Frings no centro do campo. O meia encheu o pé e mandou uma bomba para o gol, sem chances para Porras: Alemanha 4x2 Costa Rica. A torcida explodiu no estádio de Munique. No final, a superioridade se confirmou em números: os alemães tiveram 63% de posse de bola contra 37% dos costarriquenhos. Os donos da casa mostraram toda a força que terão na briga pelo tetra.
ANA MARIA ACKER