| 09/06/2006 09h40min
A Polícia alemã anunciou hoje que o grupo A Sociedade Iraniana na Alemanha, opositor ao regime, decidiu cancelar a manifestação de domingo anunciada para a cidade de Nuremberg, coincidindo com a disputa do jogo entre Irã e México.
Um porta-voz da Polícia disse que o grupo não anunciou nenhum motivo específico para cancelar a manifestação.
No entanto, permanece marcado o ato convocado pela Sociedade Israelense para o Culto contra a política do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que nega o Holocausto – algo que é crime na Alemanha.
O apresentador de televisão judeu Michael Friedman assegurou que caso Ahmadinejad venha ao Mundial para ver sua seleção, apresentará uma denúncia contra o presidente iraniano por instigação ao ódio, convocação ao genocídio e negação do Holocausto, revelou hoje o jornal Bild.
Friedman pediu aos alemães que façam manifestações contra a política de Ahmadinejad nos locais de jogos do Irã na primeira fase do Mundial. Os iranianos estão no grupo D, e enfrentam ainda Portugal no dia 17, em Frankfurt, e Angola no dia 21, em Leipzig. O vice-presidente iraniano, Mohammed Aliabi, assistirá hoje ao jogo entre Alemanha e Costa Rica, que abre a competição, e a estréia dos iranianos.
AGÊNCIA EFE