| 06/06/2006 10h35min
A tcheca Nicole Vaidisova garantiu nesta terça sua primeira participação em uma semifinal de Grand Slam. Em jogo válido pelas quartas-de-final de Roland Garros, a jovem de 17 anos eliminou a norte-americana Venus Williams, cabeça-de-chave 11 da competição, de virada: parciais de 6/7 (7/5), 6/1 e 6/3.
A vitória desta terça sobre a ex-número um do mundo foi semelhante à conquistada na fase anterior, diante da atual líder do ranking mundial, a francesa Amelie Mauresmo. Na ocasião, a tcheca também perdeu o primeiro set no tie-break e depois atropelou a rival, parciais de 6/1 e 6/3.
Vaidisova venceu Williams pela primeira vez no circuito internacional – no duelo anterior, em 2005, a tcheca havia sido derrotada no saibro de Istambul. Para chegar à façanha, a cabeça-de-chave 16 da competição contou bastante com as falhas da rival, que cometeu 70 erros não-forçados e aproveitou apenas dois dos oito pontos de quebra que teve à disposição.
Venus buscava seu quinto título de Grand Slam e o 34º na carreira. Já Vaidisova, campeã do Torneio de Estrasburgo neste ano, corre atrás do seu sétimo título como profissional. O próximo obstáculo no caminho da tcheca será a russa Svetlana Kuznetsova.
Cabeça-de-chave oito, Kuznetsova avançou às semifinais ao vencer o duelo russo contra Dinara Safina, 14ª favorita e algoz de Maria Sharapova nas quartas, por parciais de 7/6 (7/5) e 6/0. Com o resultado, a campeã do Aberto dos Estados Unidos-2004 empatou o confronto direto contra a compatriota em 3 a 3.
Essa foi a terceira vez só neste ano que as russas se enfrentaram – Kuznetsova venceu no cimento de Sydney após desistência e Safina levou a melhor no saibro de Roma. Nas outras duas vezes em que se enfrentaram na terra batida, foi uma vitória para cada lado.
Kuznetsova mostrou bastante eficiência nesta terça. Foram cinco aces contra um e 28 winners contra 13. Além disso, acertou sete das oito bolas de quebra que teve, concluiu 12 das 14 jogadas em que foi à rede e teve aproveitamento de 64% nas bolas de devolução.
A russa, campeã em Miami neste ano, também busca seu sétimo título na carreira. Na única vez em que se enfrentaram, Kuznetsova levou a melhor sobre Vaidisova na terceira rodada do Aberto de Wimbledon do ano passado, disputado na grama.
GAZETA PRESS