| 04/06/2006 18h02min
O Figueirense perdeu para a Ponte Preta, em Campinas por 3 a 0, e permanece com 15 pontos até julho, quando o campeonato recomeça. Já a Ponte a 14 pontos e se afasta da zona de rebaixamento. Os gols da equipe da Campinas foram todos no primeiro tempo. Tuto aos 30, Luis Mário aos 41 e André Silva aos 43 minutos fecharam o placar em favor da Ponte Preta.
No último jogo antes da paralisação do campeonato para a Copa do Mundo, o Figueirense foi derrotado em Campinas num jogo de poucas emoções. A equipe do Alvinegro parecia estar esperando desde o início da partida o apito final do árbitro para entrar de férias. A partida até começou equilibrada com ambas as equipes concentrando o jogo no meio campo. Sem jogadas ou lances de perigo para os goleiros o jogo ficou arrastado até 30 minutos, quando Luis Mário achou Tuto no meio da zaga Alvinegra e toca a bola na saída de Andrey. O Figueira não se abateu depois do gol e continuou tocando a bola no meio de campo. Mas, aos 41 minutos, novamente pelo meio a Ponte Preta chegou ao segundo gol com Luis Mário, depois da falha do zagueiro Edson o meia ficou frente a frente e tocou por cima do goleiro. Nem deu tempo para respirar e em outro ataque pelo meio, Luis Mário, o melhor jogador da partida, tabelou com o volante André Silva que sozinho na frente de Andrey tocou para o fundo das redes, definindo o jogo no primeiro tempo.
O segundo tempo começou e o Figueirense continuou com seu jogo, tocando a bola, parecendo que estava vencendo a partida. Do outro lado a Ponte ficou esperando o time da Capital vir para cima, o que não aconteceu. Apenas dois lances foram destaques na etapa final da partida, uma arrancada do atacante Tuto pela esquerda aos sete minutos, chutando da entrada da área, obrigou Andrey a fazer uma excelente defesa. O outro lance foi a favor do Figueirense, Fininho acerta o travessão do goleiro Jean depois de jogada ensaiada na cobrança da falta. No restante da partida o jogo ficou mais uma vez concentrado no meio campo com os times parecendo estar de férias.
O Figueirense volta a jogar em Julho, depois de terminar a Copa do Mundo, no dia 17, no Orlando Scarpelli, contra o Santos
PAULO EVANGELISTA