| 01/06/2006 20h04min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no início da noite desta quinta-feira que seus adversários têm que aprender a perder e a serem derrotados nas eleições. Sem citar nomes, mas numa resposta direta às novas críticas do tucano Geraldo Alckmin, Lula disse que há alguns políticos que aparecem na televisão xingando e tentando atrapalhar o governo federal, acrescentando que o juiz será o povo brasileiro.
Lula fez o discurso para moradores do conjunto habitacional Educandos, no lançamento do programa nacional de urbanização de assentamentos precários. Na platéia havia bandeiras do PT.
– Perdi três eleições para chegar à Presidência e não reclamei de nenhuma delas. Fazia parte do jogo democrático. A única coisa que peço é que meus adversários sejam tão democráticos quanto eu e aprendam a perder, aprendam a ser derrotados, aprendam que um metalúrgico que tem o quarto ano primário e um curso do Senai é capaz de fazer muito mais do que eles nesse país. Aprendam que a sabedoria de um ser humano não está na quantidade de anos que ele esteve na escola. É por isso que vocês nunca vão me ver nervoso – disse Lula.
O presidente discursou de improviso por cerca de dez minutos depois de anunciar a liberação de R$ 48,6 milhões para obras em assentamentos em Manaus e no município de Humaitá. Lula disse ainda que seus adversários "nos agridem diuturnamente na televisão". E acrescentou que fazem isso porque não se conformam de ter um presidente que não discrimina ninguém, mas olha a parte mais pobre da população.
AGÊNCIA O GLOBO