| 29/05/2006 11h11min
A natação catarinense tem um novo nome entre os principais atletas do País. O joinvilense Daniel Orzechowski, de 20 anos, provou durante o Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel, em São Paulo, ter condições de conquistar um espaço ao lado de ídolos como Fernando Scherer e Eduardo Fischer.
Com o tempo de 57s20, o representante do Joinvile Tênis Clube ganhou na manhã de domingo a medalha de prata nos 100m costas, sendo superado apenas pelo paulista Lucas Salatta, que marcou 56s95. Na terceira colocação da prova terminou Leonardo Guedes, também de São Paulo, com 57s22.
Na quinta, Orzechowski já havia conquistado o ouro nos 100m costas, com 26s45.
– Meu desempenho no Brasileiro foi muito além do que eu esperava – afirma. – Isso foi resultado de muito treinamento, muita dedicação e muita raça – completou.
Agora, a meta do nadador é conseguir uma vaga nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, nos 100m costas, já que a prova dos 50m costas não integra o programa da competição. O Troféu José Finkel foi a primeira de oito seletivas para o Pan, em que se classificam apenas dois brasileiros por prova.
Apesar de ter terminado em segundo lugar, o atleta de Joinville está com o terceiro melhor tempo do País, pois o paulista Guilherme Guido estabeleceu uma marca melhor que a dele durante a eliminatória da prova.
– Estou bem perto de conseguir a vaga – comenta. – Agora vou treinar muito e me dedicar o máximo que conseguir – diz.
Outro representante de Santa Catarina no Troféu José Finkel, o competidor Eduardo Deboni, do Clube Doze de Agosto, de Florianópolis, conseguiu a quarta colocação nos 100m livre, com o tempo de 50s93. A prova foi vencida pelo gaúcho Guilherme Roth (50s38), com o mineiro Nicolas Oliveira em segundo (50s76) e o paulista Marco Sapucaia em terceiro (50s85).