| 28/05/2006 20h24min
O São Paulo começou na frente, porém encontrou no Vasco da Gama um adversário forte e perdeu a chance de terminar a oitava rodada do Campeonato Brasileiro na vice-liderança. Jogando neste domingo, no estádio de São Januário, o time paulista ficou no empate por 1 a 1 com os donos da casa.
Com o resultado, o São Paulo vai a 16 pontos e esta jornada na quinta posição da tabela. Se vencesse, chegaria aos 18 e encostaria no líder, Fluminense, que tem 19. Por sua vez, o clube carioca soma quatro jogos sem vitória e vai a nove pontos, fora da zona de classificação para a Copa Sul-americana.
Um dos destaques desta partida foi o reencontro da torcida cruzmaltina com o atacante Alex Dias, que deixou o clube no mês de fevereiro. Ídolo durante quase todo o tempo que esteve em São Januário, o jogador foi muito criticado pela forma como saiu. Na ocasião, o atleta foi chamado de mercenário pelos torcedores que, neste domingo, pegaram no seu pé.
Outro fato importante foi a estréia do lateral-esquerdo Lúcio, ex-Palmeiras, com a camisa tricolor. Ele substituiu Richarlysson no segundo tempo.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Vasco vai até o estádio Castelão, em Fortaleza, encarar o Tricolor de Aço, às 19h30min de quarta-feira. Na mesma data, porém às 21h45min, o São Paulo recebe o líder Fluminense no estádio do Morumbi.
O São Paulo começou melhor, dando a impressão de que estava jogando em casa. Teve a primeira chance aos seis minutos, num chute de Souza sobre o gol, e conseguiu abrir o placar aos 12. Alex Dias foi lançado no meio da defesa vascaína, se livrou de dois zagueiros e tocou na saída do goleiro Cássio, fazendo 1 a 0.
A equipe carioca encontrava sérias dificuldades para se articular em campo, tanto que só conseguiu assustar aos 25 minutos, quando Morais arriscou de fora da área e mandou sobre o travessão. O lance acordou os cariocas, que conseguiram equilibrar as ações.
Aos 33 minutos o Vasco conseguiu sua primeira grande oportunidade. Bosco saiu mal do gol e a bola sobrou para Edílson, que chutou e Lugano teve que salvar quando a bola ia entrar no gol são-paulino. Cinco minutos depois Andrade cobrou falta e Bosco salvou com um tapinha, para escanteio. No fim do primeiro tempo o Vasco esboçou uma pressão, mas não teve sucesso.
Logo aos oito minutos do segundo tempo o Vasco conseguiu empatar. Ernane, que tinha entrado no intervalo na vaga do lesionado Morais, cobrou falta para a área e Ygor cabeceou sem chances para o goleiro são-paulino. O curioso é que o atleta vascaíno sequer precisou sair do chão, o que mostra a falha da defesa.
O empate vascaíno fez o jogo ficar aberto, com as duas equipes tendo oportunidade de gol. Aos 14, Danilo arriscou de fora da área, com perigo para o goleiro vascaíno. Dois minutos depois, Ramalho saiu jogando errado, Ernane roubou a bola e, na saída de Bosco, chutou para fora, desperdiçando boa chance. Aos 19, Edílson chutou, a bola desviou na zaga e Bosco teve que se esticar todo para fazer a defesa.
Aos 29 minutos Lúcio arriscou chute para fora. Dois minutos depois a resposta vascaína. Valdir Papel chutou duas vezes e Bosco salvou nas duas ocasiões. Nos minutos finais o quadro não se alterou, com a partida em aberto e as duas equipes tentando o gol da vitória, que acabou não saindo.
GAZETA PRESS