| 22/05/2006 18h27min
O ex-presidente Itamar Franco retirou há pouco a sua pré-candidatura à Presidência pelo PMDB. As informações são da GloboNews.
Já era esperado que Itamar retirasse a pré-candidatura hoje. Ele deve apoiar o nome de Pedro Simon para a Presidência e concorrer ao Senado por Minas Gerais. Mesmo com a adesão estratégica, haverá pressão pelo adiamento da convenção para enfraquecer a tese de que o melhor para o PMDB é ter candidato próprio.
No fim de junho, os arranjos regionais com PT ou PSDB já estariam sacramentados. Com a verticalização, os Estados dificilmente iriam aceitar um projeto presidencial próprio, contrariando interesses regionais às vésperas da eleição.
A expectativa é de que Simon seja oficializado como candidato até amanhã, tendo como vice o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Mesmo com desconforto de setores do partido, o nome deve ser confirmado porque Garotinho foi o primeiro a lançar o senador na convenção extraordinária em 13 de maio. Além disso, tem o controle do PMDB no Rio e votos decisivos entre os convencionais de outros Estados.