| 20/05/2006 17h32min
Com previsão de casa cheia, Vasco e Corinthians duelam neste domingo, às 16h, em São Januário, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca, que soma oito pontos na competição, chega embalado por uma inédita classificação para a final da Copa do Brasil, após ter eliminado o Fluminense no meio de semana. Já o Timão, que tem seis pontos, está motivado pela vitória sobre o Paraná e também pela estréia do técnico Geninho, que aceitou voltar ao Parque São Jorge.
No lado do Vasco, o discurso é de que o time também pode brigar pelo título brasileiro, competição que já venceu quatro vezes. Mas para isso é preciso que a equipe vença no Rio de Janeiro, onde empatou com Internacional e Fluminense.
Contra o Corinthians, o Vasco espera colocar em prática novamente a sua tática de explorar os contra-ataques em velocidade, que vem dando certo nas últimas partidas e que foi fundamental na classificação contra o Fluminense.
– A gente treina muito essa jogada, pois temos jogadores muito rápidos lá na frente como o Morais, o Valdiram, o Edílson e o próprio Ramon. Isso facilita muito na hora de sair com rapidez – disse o goleiro Cássio.
Além de atacar, o Vasco também não quer se descuidar do sistema defensivo. Depois de anular Petkovic, o volante Andrade está mantido no meio-campo e pode receber a missão de marcar individualmente algum corintiano.
– É lógico que a gente gosta de saber que o nosso trabalho foi bem feito. Mas apenas procuro fazer o que o técnico me tem pedido: marcar sempre lealmente e procurar não fazer faltas desnecessárias – comentou Andrade.
No Corinthians, Geninho retornou ao Parque São Jorge prometendo cuidados com a defesa e resultados imediatos para justificar seu salário polpudo. Na opinião do novo comandante, a equipe alvinegra precisa reagir no Brasileirão. Em sua segunda passagem pela Fazendinha, Geninho reconhece o imediatismo exigido pela torcida.
Por isso, sabe que precisa conquistar pontos nas próximas rodadas. No entanto, não há adversários fáceis para o Timão na tabela. A seqüência do Corinthians é das mais complicadas nas cinco rodadas que serão realizadas antes da pausa para a Copa do Mundo. Vasco, Internacional, Santos, Goiás e Flamengo.
A incógnita segue sendo Gustavo Nery. Esquecido por Parreira, ele virou problema e não solução. O lateral-esquerdo segue dando espaço para Rubens Júnior e colocando a mão na coxa sempre que requisitado. Antigamente nome certo na lista canarinha, o jogador vem recebendo o apoio dos colegas neste momento difícil.
– Temos que brigar por esses pontos porque a gente precisa encostar nos líderes. Vai ser uma briga boa. Na semifinal da Copa do Brasil, torci pelo Fluminense. Fui criado lá, tenho amigos e meu irmão jogando lá. Não deu para o Fluminense, mas para o Corinthians vai ter de dar – brincou Carlos Aberto.
GAZETA PRESS