| 17/05/2006 14h05min
O governo poderá editar um decreto obrigando as empresas de telefonia celular a instalar bloqueadores nas penitenciárias do país. A proposta, segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, é que as companhias implantem imediatamente os equipamentos. Ontem, Hélio Costa e Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça, reuniram-se para discutir o tema e elaborar a medida.
– Estamos preparando um decreto para obrigar as operadoras a comprarem, instalarem e operarem os bloqueadores – disse Hélio Costa.
A reunião com as empresas de celular poderá ser realizada ainda nesta quarta. Segundo uma fonte, o encontro com a Acel, associação das operadoras de celular, deverá acontecer às 17h.
Hélio Costa disse ainda que não está sendo cogitado o desligamento de antenas de celular (Estações Rádio Base - ERBs). O ministro, que havia informado ontem que nenhuma penitenciária no país possui bloqueador de celular, corrigiu-se hoje. Ele afirmou que o Brasil possui 300 presídios e que 10 deles têm o equipamento.
Mais uma vez, o ministro das Comunicações conclamou as empresas de celular a se anteciparem ao governo e instalarem os bloqueadores. Estimativa do próprio Hélio Costa é de que os bloqueadores nacionais custam em torno de R$ 20 mil e os importados, R$ 140 mil.
AGÊNCIA O GLOBO