| 15/05/2006 21h32min
O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, anunciou o fim das duas últimas rebeliões em presídios do Estado. Desde sexta-feira, houve motins em 73 das 105 prisões do Estado, com 351 reféns. Pelo menos 15 presos morreram.
São Paulo concentra mais de um terço da população carcerária do Brasil, com 138.116 presos. Do total, 120.601 estão no sistema penitenciário, outros 17.515 nas cadeias da Secretaria de Segurança. Em todo o país existem 361.402 prisioneiros.
Lembo afirmou ainda que a estratégia de combate à onda de violência que toma conta do Estado desde sexta-feira está indo bem. Em entrevista ao Jornal Nacional, ele disse que nada deu errado e que o governo agiu com firmeza.
O governador atribuiu a violência ao fato de a polícia ter capturado os criminosos. Isso teria gerado revolta, que, segundo Lembo, já era prevista. O governador informou que já não nenhum presídio rebelado, e que os motins espalhados pelo Estado não deixaram nenhum funcionário morto.
Segundo o governador de São Paulo, a ajuda do Exército não é necessária neste momento. Lembo afirmou na entrevista que, caso seja exigido, solicitará a presença das Forças Armadas para aumentar a segurança nas áreas próximas aos presídios.
ZERO HORA E JORNAL NACIONAL