| 09/05/2006 19h29min
O ex-secretário geral do PT Silvio Pereira perdeu o recurso com que tinha ingressado no Supremo Tribunal Federal (STF) e, assim, o depoimento está mantido para esta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. Ele terá de responder a todos os questionamentos dos parlamentares.
Os advogados solicitaram a ampliação de uma liminar concedida em novembro de 2005, que, na época, garantiu a Pereira o direito de permanecer calado em depoimento à mesma comissão. O habeas corpus foi deferido na ocasião pelo ministro Marco Aurélio Mello. Hoje, o pedido foi indeferido pelo mesmo ministro, segundo ele, devido a um erro técnico.
Silvinho, como é conhecido, será ouvido em razão de declarações que deu ao jornal O Globo, em entrevista concedida no último domingo. Segundo o ex-dirigente petista, ele estaria montando um esquema com Marcos Valério para garantir R$ 1 bilhão para o PT junto a empresas.
A defesa justificou o pedido da liminar em razão do estado de saúde de Silvinho e do fato de a intimação para o depoimento ter sido feita em período inferior a 48 horas. Segundo atestado médico, Sílvio apresenta estado de estresse pós-traumático, depressão moderada/grave e distimia. Ele está com a mão esquerda enfaixada, como resultado de ferimentos que ele mesmo se fez na quinta-feira passada, depois de entrevista concedida à repórter Soraya Aggege, de O Globo.