| 06/05/2006 17h20min
Não faltam motivos para o torcedor comparecer ao Olímpico neste domingo, a partir das 16h. Além de ajudarem o Grêmio a vencer o Vasco e se recuperar no Campeonato Brasileiro depois de duas derrotas consecutivas, os gremistas poderão rever um de seus maiores ídolos: Renato Portaluppi, atual treinador do time carioca.
Autor dos dois gols que deu ao Grêmio a sua mais importante conquista – o Mundial Interclubes de 1983 –, Renato nunca escondeu o seu gremismo. Tanto que recusou a sugestão dos dirigentes vascaínos para realizar o último treino antes do jogo no Beira-Rio. Preferiu o Olímpico, “por causa da energia positiva”.
Nem as mais de duas décadas longe do Estado foram capazes de diminuir a idolatria do torcedor gremista por Renato. A cada jogo, faixas com o nome do ex-jogador podem ser facilmente vistas no alambrado da Geral do Grêmio. As homenagens devem se repetir neste domingo, as quais o treinador está preparado para retribuir.
– O Grêmio é o meu time de coração. Todos sabem disso. Vou fazer o jogo com uma camisa azul – prometeu o treinador, que também garantiu que não vai dar moleza para seu ex-clube neste domingo.
No outro lado do casamata e alheio a tudo isso, o técnico Mano Menezes trabalhou duro durante a semana para fazer os jogadores recuperarem a confiança depois das derrotas para Cruzeiro e Paraná. O objetivo é que o time volte a apresentar a pegada demonstrada nas finais do Gauchão contra o Inter e na estréia contra o Corinthians.
Além do comportamento em campo, o esquema tático também terá mudanças. Sai de cena o 3-5-1 e entra o 4-4-2, com Pedro Júnior e Herrera formando a dupla de ataque, já que o titular Ricardinho está lesionado. Na defesa, o zagueiro William, ex-Ipatinga, fará a sua estréia com a camisa tricolor no lugar de Evaldo, que saiu do time irritado.
Já o Vasco deve atuar com um time misto. O clube carioca venceu o Volta Redonda por 2 a 1 na última quinta e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil, competição considerada prioridade para o clube neste primeiro semestre e na qual terá pela frente o rival Fluminense. Por isso, jogadores importantes com o atacante Edílson devem ser poupados.