| 26/04/2006 23h39min
Com previsão para estar concluído em 20 de maio, o relatório final da CPI dos Bingos deverá poupar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o blog do jornalista Josias de Souza. As conclusões do relator, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), devem ser apresentadas bem antes da data-limite para encerramento dos trabalhos da comissão, dia 27 de junho.
O único personagem do primeiro escalão cujo indiciamento será sugerido já deixou o governo, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. As duas apurações que poderiam atingir o presidente não avançaram. A primeira delas esbarrou na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impediu a CPI de ter acesso aos dados bancários do petista Paulo Okamotto. O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disse ter liquidado com dinheiro do seu bolso uma dívida de R$ 29,4 mil de Lula com o PT. A oposição suspeita que o dinheiro tenha saído do valerioduto. Mas não tem como provar.
A outra apuração aberta com o objetivo de chegar a Lula envolve Roberto Teixeira, compadre do presidente. Acusado de participar de um esquema de coleta de recursos para o PT na década de 90, Teixeira foi à CPI. E a oposição não conseguiu arrancar dele nada que pudesse comprometer Lula.
ZERO HORA