| 26/04/2006 13h10min
O domínio da gramática, considerado uma das aptidões que distinguem os homens dos animais, pode ser ensinado a um pássaro cantor. Segundo pesquisas, os estorninhos aprenderam a diferenciar uma oração cantada e uma que continha uma enunciado ou frase, segundo um estudo publicado na Nature.
Tim Gentner, psicólogo da Universidade da Califórnia em San Diego, fez cerca de 15 mil tentativas de adestramento usando alimentos como recompensa, para que as aves reconhecessem a gramática mais elementar. Nove de cada 11 pássaros cantores examinados por Gentner escolheram uma melodia com frases inseridas cerca de 90% das vezes.
– Ficamos assombrados de que os pássaros pudessem fazer tão bem como fizeram – disse.
Gentner adestrou as aves usando três botões. Quando o pássaro tocava o botão com o bico, interpretava diferentes versões de melodias que Gentner gerava, algumas com orações inseridas, outras sem elas. Se a melodia seguia certo padrão, os pássaros deviam acionar o botão novamente. Se seguiam um padrão diferente, não deveriam fazer nada. Quando os pássaros reconheciam o padrão correto, eram recompensados com comida.
O experimento demonstrou que a linguagem e as faculdades cognitivas do animal são mais complexas do que pensavam os cientistas.
AGÊNCIA AP