| 17/04/2006 13h41min
Um museu chinês encontrou fragmentos de um sutiã e um par de chinelos bordados de quase mil anos de idade. As peças, que poderiam ser parte das roupas íntimas de uma mulher nobre da Dinastia Liao (916-1225 d.C.), ajudarão os pesquisadores a estudar os costumes e os bordados daquela época, segundo Tian Yanguo, responsável do Museu Aohan Banner de Chifeng, na região autônoma da Mongólia Interior (norte chinês).
Tian informou que o material foi encontrado em um túmulo da Dinastia Liao na cidade de Xinhui há dois anos e foi armazenado no museu.
– O museu iniciou um grande projeto de reforma um pouco depois, e por isso não conseguimos estudar as peças, até que retomamos o trabalho nas novas instalações este ano – explicou Tian.
Segundo o diretor, os fragmentos do sutiã têm um preenchimento de algodão e são bordados delicadamente a ouro.
– A peça é feita com seda fina e tem alças nos ombros e nas costas como os sutiãs atuais. É uma pena que a maior parte do preenchimento de algodão tenha se deteriorado – comentou.
O par de chinelos, segundo o pesquisador, está intacto:
– Os chinelos medem 23 centímetros. Foram bordados com centenas de flores e forrados com seda fina. Devem ter pertencido a uma nobre.
AGÊNCIA EFE