| 15/04/2006 20h04min
Debaixo de chuva, neblina e frio típicos da serra gaúcha, o Juventude estreou da melhor maneira possível no Campeonato Brasileiro de 2006. O Alviverde bateu o Paraná por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, confirmou seus primeiros três pontos na competição, mas não mostrou o equilíbrio que o técnico Hélio dos Anjos espera do time.
Em um campo escondido pela neblina, as equipes fizeram um primeiro tempo de pouca criatividade. Muitas faltas, um jogo truncado no meio de campo e desperdício de chances, principalmente do lado alviverde, foi o que a torcida Papada mais viu, ou tentou...
Apesar das deficiências, de ambos os lados, o Ju foi superior, tanto que abriu o placar aos 17 minutos da primeira etapa. O volante Walker levantou para a área, em uma cobrança de falta. O zagueiro Fabrício, estreante com a camisa do clube, meteu a cabeça na bola e marcou.
O único gol do jogo foi confirmado por um homem de defesa, pois os do ataque irritaram não só os torcedores mas também o treinador Hélio dos Anjos pelas oportunidades perdidas. Aos 21 minutos, o artilheiro do Gauchão Giancarlo recebeu livre, na cara do gol, mas bateu por cima da meta do goleiro Marcos Leandro. Cinco minutos depois, foi a vez de Éder Ceccon desperdiçar. Ele penetrou livre, pela esquerda, se preparou, porém, o chute saiu torto para suspiro geral nas arquibancadas.
Ceccon e Giancarlo perderam outras duas boas oportunidades. Mas a máxima do quem não faz leva não se concretizou, porque o Paraná não criava. A equipe insistia em jogadas pelo meio, que acabavam sendo desarmadas pelo adversário. Uma das poucas chances do time ocorreu aos 20 minutos com um chute forte de Goiano, que André defendeu.
Na segunda etapa, a neblina deu uma trégua, porém, o futebol seguiu o mesmo: fraco, pouco empolgante. O Paraná teve a primeira grande oportunidade aos 12 minutos com Vandinho, que aproveitou a sobra de um passe errado de Raullen e mandou por cima do gol.
No final da partida, um lance polêmico. O técnico do Paraná, Caio Júnior, reclamou de pênalti em falta que o árbitro José Henrique de Carvalho marcou como sendo fora da área. Mesmo assim, a chance era boa, porém, como tantas da partida, acabou desperdiçada por Elton, que meteu por cima. Estava decretada a vitória do Ju.
O Alviverde entra em campo novamente, às 16h do próximo domingo, contra o Flamengo, no Maracanã. Também no domingo, o Paraná encara o Botafogo, às 18h10min, no Pinheirão, em Curitiba.
ANA MARIA ACKER, CLICRBS