| 14/04/2006 16h50min
Mano Menezes chega ao Brasileirão 2006 com a confiança em alta no Grêmio. Foram dois títulos sob seu comando em menos de cinco meses – em novembro, campeão da Série B do Brasileiro, e em abril, a conquista do Gauchão. A tarefa agora é um pouco mais complicada, já que terá pela frente os melhores do cenário nacional. O primeiro é o Corinthians, campeão brasileiro de 2005, neste domingo, às 16h, no Olímpico.
Mas para conquistar a confiança no Tricolor, Mano teve um árduo caminho. O treinador chegou em abril de 2005 no clube, após a demissão de Hugo de León. Em junho, no entanto, balançou. O time acabou derrotado por 4 a 0 para a Anapolina. A direção decidiu mantê-lo e a recompensa foi a conquista da Segunda Divisão com uma partida histórica sobre o Náutico.
Em 2006, o único tropeço de Mano foi a desclassificação na Copa do Brasil, diante do 15 de Novembro. Mas quando o treinador novamente começava a ser questionado, ergueu mais uma taça: a do Gauchão 2006. Valorizou ainda mais a conquista o fato de ter se concretizado sobre o maior rival, Inter, após dois grenais decisivos. Com um esquema eficiente montado por Mano, o Grêmio, em dois empates, retomou a hegemonia do futebol estadual, fato que não acontecia desde 2001.