| 13/04/2006 11h27min
O governo vai baixar nesta quinta uma Medida Provisória liberando R$ 24 bilhões para investimentos das estatais e governo. Para que isso entre imediatamente em vigor o governo vai mandar rodar um Diário Oficial extra para não ter que esperar a segunda. O assunto já está na Casa Civil e deve ser divulgado à tarde numa entrevista com o ministro Guido Mantega.
A explicação do governo para essa medida inusitada e essa liberação volumosa é que não apenas o governo está parado com o atraso da aprovação do orçamento, mas até as estatais estão paralisadas. A maior parte da MP se refere a investimentos da Petrobras, Eletrobrás e Banco do Brasil que por serem estatais estão submetidas ao controle orçamentário.
Só a Petrobras tem um volume impressionante de investimentos parados, em gasodutos, plataformas, reformas de refinarias. O governo argumenta que depois de uma dificil negociação envolvendo todos os estados para a aprovação do orçamento, novos pedidos foram apresentados inclusive por parlamentares da oposição como Arthur Virgilio, Agripino Maia.
Vieram também pedidos de correligionários como o senador Renan Calheiros. Essa mega-MP não inclui os R$ 1,8 bilhão de investimento dos ministérios que é uma MP à parte e já está publicada no Diário Oficial de hoje.
AGÊNCIA O GLOBO