| 15/05/2002 21h06min
Figueirense e Atlético Hermann Aichinger fazem nesta quinta-feira, 16 de maio, o jogo dos opostos da quarta rodada do Octogonal final do Campeonato Catarinense. Enquanto o alvinegro soma sete pontos e é líder isolado na tabela de classificação, a equipe de Ibirama amarga a lanterna, com apenas um ponto. O confronto começa às 20h30min desta quinta no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
O técnico Roberval Davino (na foto, ao centro, de boné branco) ainda não definiu a equipe, mas já anunciou uma surpresa entre os titulares: o volante Marcinho. O jogador foi ressuscitado depois de passar praticamente toda a atual temporada na reserva. O atleta de 21 anos (1m78cm de altura e 70kg) atuou como titular apenas no empate em 0 a 0 contra o Atlético (MG), no dia 19 de janeiro, na estréia do Figueira na Copa Sul-Minas. Embora tenha sido apontado como um dos destaques daquele jogo, o ex-técnico alvinegro, Cabralzinho, não lhe deu outras oportunidades.
Para Roberval Davino, no entanto, o jogador tem mostrado qualidade nos treinos, como forte marcação e bom passe, e poderia até ter voltado antes ao time titular.
– O Marcinho é um jogador que vem nos agradando bastante nos treinamentos, inclusive era uma das nossas idéias colocá-lo já no clássico. Mas, em conseqüência de ele ainda não ter jogado comigo e por ter sido um clássico, não o escalei – disse o treinador, à CBN Diário.
Embora tenha confirmado Marcinho no meio-de-campo, Davino ainda não definiu o setor. A função de primeiro homem de armação está sendo disputado por não menos que quatro jogadores. Marcelinho é o mais cotado, e os outros são Simplício, Mabília e Doriva. Já o segundo homem de criação será William.
– Nós estamos pensando em dar mais velocidade no meio, e o William é um jogador de força e talvez seja o mais veloz que nós temos. A respeito do primeiro homem de ligação, trabalhei com duas opções. Se optar pelo lado esquerdo, começarei com Marcelinho. Caso contrário, se optar pelo meio, entra Mabília, Doriva ou próprio Simplício – contou o técnico, que anuncia a escalação nesta quinta.
No Atlético de Ibirama, o técnico Roberto Cavalo trabalhou durante a semana para corrigir os erros de marcação e, nesta quarta, definiu que a equipe entra em campo armada no esquema 3-5-2. A única dúvida é o atacante Adílson, que levou uma pancada na perna no jogo contra o Criciúma. O zagueiro Carlão é o único desfalque – foi expulso na partida de domingo passado.
Por outro lado, Roberto Cavalo vai contar com o retorno de três atletas: o lateral-direito Biro-Biro, o lateral-esquerdo Gustavo e o meia-atacante Carioca (o substituto de Adílson, caso o atacante não se recupere da lesão). O goleiro Cássio, contratado na semana passada, faz a sua estréia. De acordo com Cavalo, o Atlético vai jogar na retranca contra o Figueirense.
– Sabemos das dificuldades que vamos ter diante do Figueirense. Nós vamos com muita cautela, o Figueirense vai ter de brigar muito para vencer porque nós vamos com uma postura bastante defensiva – afirmou o técnico.
• Confira a tabela de jogos e a classificação do Campeonato Catarinense no especial do clicRBS