| 04/04/2006 14h57min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em São Paulo que espera que o Congresso aprove esta semana a votação do Orçamento da União deste ano, já que a demora na aprovação tem trazido prejuízos para o país. Segundo ele, parte dos congressistas consideram que prejudicam o governo não liberando os recursos de investimentos já previstos.
– Podem falar mal do governo, mas votem. Ao não votar o Orçamento, não se está prejudicando o governo. É a sociedade brasileira que está sendo prejudicada – falou o presidente.
De acordo com Lula, o Orçamento não foi votado até o momento porque este ano tem eleições e os partidos de oposição não querem que o governo tenha recursos para realizar obras e os projetos que o país necessita. Segundo ele, o fato de o Congresso não ter votado o Orçamento no ano passado já impediu investimentos de parte dos recursos de R$ 4,3 bilhões para este ano do Fundo Nacional de Ensino Básico (Fundeb).
Lula fez discurso aos parlamentares na abertura da 14ª Feira Internacional da Indústria da Construção, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Voltando-se aos empresários, o presidente declarou que, no que depender dele, o país não sofrerá nenhum retrocesso econômico pela dificuldade que ele tem enfrentado para executar o Orçamento deste ano.
AGÊNCIA O GLOBO