| 10/05/2002 13h26min
A Liga Nacional e a CBF vão organizar juntas a próxima edição do Campeonato Brasileiro, marcada para começar na segunda quinzena de agosto. A reunião que definiu o acordo ocorreu na sede da entidade máxima do futebol brasileiro, no Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira, dia 9, e contou com a presença de representantes da Globo, que detém os direitos de transmissão da competição. Está acertado que a partir de 2003 o Brasileirão vai estar sob responsabilidade exclusiva da Liga.
As duas primeiras divisões deste ano vão ter 26 clubes em cada uma. Também foi decidido que o Brasil não vai participar do Campeonato Pan-Americano, sucessor da Copa Mercosul, nesta temporada. Somente no próximo ano as equipes nacionais passam a integrar este novo torneio, que vai ser realizado na mesma época da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.
Os dirigentes dos principais clubes cariocas – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco –, que romperam com a Liga Nacional, não participaram da reunião de quinta-feira. Mas ficou combinado que as equipes vão ser convidadas a participar do Brasileirão 2002.