| 28/03/2006 09h55min
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o Brasil deve ter uma taxa de juros civilizada. Em entrevista ao programa Bom Dia Brasil da TV Globo, Mantega falou sobre o trabalho realizado pela antecessor, Antonio Palocci, e garantiu a autonomia do Banco Central e a manutenção da política econômica.
– Evidentemente, não podemos afrouxar o combate à inflação. Ela prejudica o trabalhador. O salário real está subindo. Preservado o combate à inflação, temos que praticar juros mais baixos no Brasil. O Banco Central tem uma autonomia que lhe é dada pelo presidente, mas nós vamos dialogar. O Brasil tem que ter taxa de juros civilizada, que permita estimular a produção e o consumo – disse.
Atualmente, a taxa é de 16,50%. Mantega lembrou o avanço conquistado nos últimos três anos ao citar os números da economia: inflação baixa, aumento das exportações e diminuição do desemprego.
– Estamos no caminho do crescimento. Este caminho foi
pavimentado pela política econômica do ministro
Palocci – concluiu.
No final da conversa, Mantega defendeu o câmbio flutuante. O novo ministro disse que não teve tempo para analisar mudanças na equipe econômica.