| 23/03/2006 20h41min
A chuva que caiu sobre Porto Alegre nesta quinta acabou atrapalhando a programação da Copa Gerdau, que está sendo disputada na Sogipa. Algumas partidas tiveram de ser transferidas paras as quadras cobertas, mas nada que tenha atrapalhado o desempenho de cinco brasileiros: Andre Stabile, João Fernandes, Thais Xavier, Flávia Borges e José Pereira da Silva Júnior, todos garantidos nas semifinais.
Durou nove partidas a série invicta do gaúcho Fabrício Neis. Na tarde desta quinta, o campeão do Banana Bowl na categoria 16 anos foi derrotado pelo paulista André Stábile por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, numa das partidas mais disputadas do dia. O jogo foi iniciado na quadra aberta até o placar de 5/4 para Stábile. Depois, foi transferido para quadra coberta.
– Foi um confronto bastante difícil. Além de meu adversário estar jogando em casa, ele recentemente venceu o Banana Bowl. Mas tive melhor aproveitamento em quadra e acabei ganhando – comemorou Stábile, que se prepara para o jogo desta sexta contra o mexicano Manuel Sanchez, pelas semifinais.
As meninas também fizeram bonito na categoria 16 anos. A paulista Flavia Borges venceu a uruguaia Carolina de Los Santos por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/1) e 6/4. Já a pelotense Thais Xavier desbancou a paraguaia Isaura Enrique, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/1 e 6/4.
– O jogo foi bastante difícil. Perdi o primeiro set, mas recuperei e acabei conseguindo a vitória. A paraguaia joga muito bem e a partida foi bastante suada – comemorou Thais, que depois da partida tratou de acompanhar o jogo de sua adversária desta sexta, a argentina Melina Ferrero, que venceu a brasileira Marília Camara por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/4.
Nos 14 anos, o mato-grossense João Fernandes também não deixou por menos. Ele derrotou o argentino Bruno Mazziotti por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/2. O pernambucano José Pereira da Silva Júnior que treina em Itajaí, Santa Catarina, teve um jogo bastante disputado e conseguiu virar para cima do chileno Cristobal Saavedra, vencendo por 6/4, 4/6 e 6/3.
– Comecei bem, mas depois estava perdendo. A torcida foi sensacional, me estimulou e consegui reaver o terceiro set – agradeceu o tenista, muito emocionado.
Mas não foram só os brasileiros que fizeram a festa na Sogipa. O venezuelano David Souto também avançou para as semifinais ao bater o argentino Federico Coria por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4) e 6/3. Eliminado, Coria ainda torceu para o gaúcho Eduardo Dischinger vencer o argentino Tomas Buchhass, o que lhe daria uma vaga na gira européia. O resultado não veio e ele deixou o ginásio chorando copiosamente.