| 19/03/2006 19h32min
As categorias 14 e 16 anos da Copa Gerdau de Tênis já definiram seus classificados no qualifying. Ao todo, são 18 jogadores, todos brasileiros, que garantiram presença na chave principal do torneio. Na categoria 14 anos masculino, o gaúcho Renan Casa, de Pelotas, venceu o catarinense Henry Petry por duplo 6/0. O curitibano Ricardo Frey venceu Carlos Arcari, de Santa Catarina, por duplo 6/2 e agora pretende superar a campanha da etapa Paraguai do Circuito Cosat, quando caiu na segunda rodada da chave.
Já o catarinense Otávio Rezende classificou-se ao vencer o gaúcho William Cezimbra por duplo 6/3. Esta é a única etapa do Circuito Cosat que ele está disputando.
– Tive muito erros durante o jogo, mas sempre com a cabeça no lugar. Consegui manter a concentração – destacou Rezende.
Ainda nos 14 anos, o paulista Matheus Alegrete Costa, morador de Guarulhos, derrotou o paranaense Mario Littieri por 6/1 e 6/3. O gaúcho Thales Castro também comemorou
a classificação para a chave principal. O
morador de Santa Maria, de 13 anos, venceu o catarinense Marcus Landerdahl por 6/4 e 6/3 e pretende chegar, no mínimo, às quartas-de-final.
– É um torneio forte e eu estava machucado na coxa, em dezembro, mas vou me esforçar bastante – afirma o garoto, que treina no Avenida Tênis Clube.
Na categoria 16 anos feminino, uma das classificadas é a paulista Fernanda Dias, que passou pela carioca Natália Nunes por duplo 6/1. Quem também passou à chave principal é a curitibana Giovanna Portiolli, 16 anos. A gaúcha Maria Yurgel, da cidade de Pelotas, derrotou a conterrânea Bruna Casagrande por duplo 6/0 e chegou à chave principal.
– Vou jogar o melhor que puder para ir o mais longe possível – disse Maria.
Nos 16 anos masculino, Bruno Matheus Volkmann, de Blumenau, aplicou 6/4 e 6/0 no paulista Bruno Porto. O gaúcho David Cavalcanti, que treina no Grêmio Náutico União, venceu o chileno Emiliano Castellucci por 6/4, 2/6 e 6/2 e espera
atingir um bom resultado na Copa Gerdau para
melhorar o seu ranking, já que não começou o ano muito bem.
– Não fui bem nos brasileiros de verão, então quero chegar pelo menos às quartas – explicou.
O paulista Rafael Rodrigues, classificou-se ao vencer o paranaense Thiago Slonik por 7/6 (1) e 6/1. O carioca João Câmara, por sua vez, venceu o paranaense Jair Assunção por 6/2 e 6/4.
Já o último jogo da categoria 16 anos masculino foi, sem dúvida, o mais emocionante. O paulista de Santos, Henrique Boturão, derrotou o catarinense Ebran Theilacher por 6/7 (7), 7/5 e 6/2. Apesar da boa vitória depois de uma disputa acirrada, que atraiu um bom público às quadras da Sogipa, o santista foi humilde.
– Agora que passei no qualifying quero avançar nas rodadas – disse ele, que treina no Tênis Clube de Santos com a equipe Winner Team.
As categorias dos 10 e 12 anos serão jogadas na Associação Leopoldina Juvenil ao lado dos 18 anos. Os 14 e 16 anos serão disputadas na
Sogipa.