| 18/03/2006 18h08min
Uma pesquisa do instituto Datafolha que será divulgada no jornal Folha de São Paulo de amanhã mostra que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, teve crescimento nas intenções de voto à Presidência da República. De acordo com os números, divulgados parcialmente pelo site Folha Online, o presidente Lula obteve uma porcentagem levemente menor do que na última consulta.
Oo governador de São Paulo obteve um crescimento de seis pontos, e passou de 17% para 23% das intenções de voto, em um cenário em que o candidato do PMDB é Anthony Garotinho. Lula oscilou de 43% para 42%. Garotinho, por sua veze, ganhou um ponto percentual, e está com 12% das intenções de voto.
Nas projeções para o segundo turno, o governador de São Paulo também cresceu. De acordo com o Datafolha, Alckmin teria 38% dos votos e Lula, 50%. Na pesquisa anterior, Lula tinha 53% da preferência contra 35% do candidato tucano. O percentual de pessoas que afirmaram não votar em Alckmin, chamado
índice de rejeição, foi de 16%.
No caso de Lula, esse índice é bem mais alto: 33% dos eleitores.
Essa é a primeira pesquisa eleitoral realizada após a definição do candidato do PSDB à Presidência da República. O Datafolha ouviu 3.801 pessoas em 180 municípios de todos Estados e do Distrito Federal. A consulta ocorreu entre os dias 16 e 17 de março. A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 3038/2006.