| 15/03/2006 19h12min
A Ulbra precisa de uma vitória diante do Minas para assegurar uma vaga nas semifinais da Superliga Masculina de Vôlei. O time gaúcho terá que decidir no Ginásio Arena Telemig, em Belo Horizonte, diante da equipe de melhor campanha na fase classificatória. Na primeira partida entre eles pelas quartas-de-final da competição, vitória do time de Canoas por 3 a 0.
A partida marca o confronto entre o melhor atacante e o melhor defensor da primeira rodada das quartas-de-final da Superliga masculina. Apesar da derrota por 3 sets a 0, o levantador Marlon, do time mineiro, foi eleito o melhor jogador de defesa da rodada. Já o ponta Rafa, da equipe gaúcha, foi eleito o melhor atacante. A Ulbra teve também o maior pontuador da rodada: o oposto Xanxa, com 17 acertos. Ele ocupa ainda a liderança no ranking de pontuadores da competição, com 403 pontos, e nesta temporada se tornou o jogador com mais pontos na história da Superliga.
O Minas não pôde contar na última rodada com o ponta Samuel, que se recupera de artroscopia no joelho direito, e o oposto Leandro, que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo. O técnico Jon Uriarte afirma que Samuel não poderá jogar nesta quinta, mas ainda espera contar com Leandro. Na Ulbra, a dúvida é o meio-de-rede Lucas, que sofreu uma contusão na panturrilha direita na última partida. O técnico Roberto Tietz também não sabe se poderá contar com o oposto Léo, que se recupera de um problema de coluna, e com o meio-de-rede Nei, que sofreu lesão muscular na coxa esquerda.