| 09/03/2006 16h52min
O dólar comercial deve interromper uma seqüência de altas e fechar esta quinta-feira com desvalorização frente ao real. O risco-país, que também vinha subindo nos últimos dias, promete encerrar o dia em queda. Às 16h, a moeda americana tinha redução de 1,05%, a R$ 2,161 na compra e R$ 2,163 na venda. O EMBI+ brasileiro, que calcula a percepção do investidor estrangeiro sobre o país, perdia 6 pontos e se estabilizava em 232 pontos centesimais.
O Banco Central voltou a comprar dólares no mercado à vista, mas mesmo assim, a moeda não subiu. Foi a segunda operação do BC nesta semana. A autoridade monetária, no entanto, está há dois dias sem realizar o tradicional leilão de swap cambial reverso, que fazia diariamente desde o início de dezembro do ano passado.
Na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o Ibovespa caía 1,81% às 16h. Para Marcelo Voss, economista-chefe da Corretora Liquidez, a bolsa paulista é o ponto destoante desta quinta-feira. Ele disse que os investidores estrangeiros estão retirando as suas aplicações com o aumento da rentabilidade dos títulos do Tesouro americano. Nos Estados Unidos, Dow Jones tinha há pouco ligeira queda de 0,02%, enquanto Nasdaq apresentava redução de 0,25%.
Entre as ações mais negociadas na Bovespa estavam Petrobras PN, TOTVS ON e Light ON. As principais quedas eram de Light ON (7,86%), TIM Part ON (3,80%) e Telemar PNA (3,09%). Subiam Sabesp ON (1,89%), Sadia PN (1,04%) e Souza Cruz ON (0,95%).
AGÊNCIA O GLOBO