| 03/03/2006 18h01min
O prefeito de Zaragoza, Jaun Alberto Belloch, resolveu agir para impedir que a cidade seja conhecida mundialmente como racista. Nesta sexta, o político convidou publicamente o atacante camaronês Samuel Eto’o para visitar o local com sua família.
No último sábado, durante a vitória do Barcelona sobre o Zaragoza por 2 a 0, pelo Campeonato Espanhol, Eto’o ameaçou abandonar o campo após ser ofendido com cânticos racistas pela torcida do Zaragoza.
– Não estava no jogo, mas ouvi no rádio e fiquei com vergonha. Fiquei tão constrangido que decidi fazer alguma coisa – esclareceu Belloch, em entrevista ao jornal El País.
Na carta que escreveu para convidar o camaronês, o prefeito se refere a sua cidade como um lugar amigável, aberto, tolerante e multicultural.
Resta esperar pela resposta de Eto’o, que pediu a interdição do estádio por um ano. Até aqui, a Federação Espanhola de Futebol multou o Zaragoza em nove mil euros, mas a Comissão Anti-Violência do governo espanhol considerou a punição irrisória e prometeu tomar atitudes.