| 02/03/2006 14h59min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará na próxima semana uma visita oficial ao Reino Unido para estreitar a relação entre os dois países e aumentar a cooperação bilateral. Com a esposa, Marisa Letícia, o presidente cumprirá uma apertada agenda de eventos, de 7 a 9 de março, que inclui um banquete com a rainha Elizabeth II e uma reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.
O casal será recebido pela rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, na porta principal do Palácio de Buckingham. Após passar os guardas em revista, os quatro irão até o palácio, onde o presidente e a primeira-dama ficarão hospedados até o fim de sua estadia. À tarde, Lula receberá os líderes dos partidos da oposição, Conservador e Liberal-democrata, e visitará uma exposição de obras de arte e objetos brasileiros que fazem parte da Coleção Real. Elizabeth II também oferecerá um banquete em sua homenagem.No dia seguinte, Lula participará de um almoço com representantes das principais instituições financeiras do Reino Unido e receberá o ministro da Economia britânico, Gordon Brown. Depois, se encontrará com Tony Blair.
A comitiva do presidente será formada pelo ministro de Assuntos Exteriores, Celso Amorim, o ministro de Desenvolvimento e Comércio, Luis Fernando Furlan, da Educação, Fernando Haddad, da Cultura, Gilberto Gil, da Fazenda, Antonio Palocci, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. Todos terão agendas próprias visando aproximar os contatos em cada área.
De acordo com as fontes diplomáticas, não está previsto que as autoridades falem sobre o caso de Jean Charles de Menezes. O brasileiro morreu baleado pela polícia britânica em 21 de julho ao ser confundido com um terrorista. AGÊNCIA EFE