| 25/02/2006 17h58min
O Grêmio deu um susto na sua torcida, mas conseguiu vencer na estréia da segunda fase do Gauchão de 2006. Jogando no Estádio Antônio David Farina, a equipe de Mano Menezes derrotou o Veranópolis por 3 a 2 neste domingo. O primeiro gol da equipe da Capital foi marcado por Tcheco, depois de tabelar com Marcelo Costa. Os outros dois foram feitos pelo zagueiro Evaldo, ainda na primeira etapa. Xavier, no primeiro tempo, e Douglas, cobrando pênalti na segunda metade do duelo, marcaram para a equipe serrana.
Com o resultado, o Grêmio larga na frente no Grupo 5 com três pontos ganhos. Na próxima quinta, dia 2, a equipe recebe o Santa Cruz no Estádio Olímpico. O Veranópolis tenta a reabilitação no mesmo dia contra o Juventude, no Alfredo Jaconi.
O primeiro tempo em Veranópolis nem de longe lembrava o jogo de quarta do Tricolor pela Copa do Brasil contra o Piauí. As duas equipes mostraram uma grande velocidade em campo e os lances de perigo ocorriam quase a todo instante.
A equipe de Mano Menezes marcava sob pressão o time de Luiz Henrique e não permitia que ao adversário atacasse com tranqüilidade. Lucas e Tcheco dominavam o meio-campo e ditavam o ritmo do time gremista.
O primeiro gol do Grêmio saiu logo aos seis minutos com Tcheco. Ele recebeu no meio-campo, driblou o marcador e tocou para Marcelo Costa na entrada da área. O meia devolveu com um leve toque de direita para o chute certeiro de três dedos do goleador gremista na temporada com cinco gols.
O time do VEC não se encontrava em campo, mas mesmo assim chegou ao empate através de uma bela cobrança de falta do ala-esquerda Xavier, aos 15 minutos. O chute saiu pelo lado da barreira e Galatto, mesmo se esticando todo, não chegou a tempo de impedir o gol do Veranópolis.
Quatro minutos mais tarde, o Grêmio passou a frente mais uma vez. A falta era de muito longe, mas Evaldo não quis nem saber. Enfiou o pé na bola e marcou um golaço para a equipe da Capital.
O terceiro também saiu depois de uma bola parada. Marcelo Costa levantou da esquerda e Herrera desviou no primeiro pau. A zaga afastou parcialmente e Tcheco chutou da entrada da área. A bola desviou em Evaldo e em um zagueiro antes de entrar. O árbitro Carlos Simon assinalou na súmula o gol para o zagueiro Evaldo.
O Grêmio voltou do intervalo e pareceu ter deixado o futebol no vestiário. A viagem desta semana – o time cruzou o país para o jogo contra o Piauí, em Teresina – teve seus efeitos no segundo tempo. O desgaste físico dos tricolores levou a equipe do Veranópolis ao ataque e o terror rondou a meta de Galatto por diversas vezes.
Aos 32 minutos, o ala Xavier cruzou e Evaldo puxou o atacante Leandro dentro da área. Carlos Simon marcou a penalidade e causou a revolta dos atletas e da comissão técnica do Grêmio. Leandro bateu e o juiz mandou repetir o chute, alegando uma invasão dos jogadores do VEC na grande área. A segunda cobrança foi feita da mesma forma que a primeira. Bola num canto, Galatto no outro e 3 a 2 no placar.
Nos pouco mais de 15 minutos restantes na partida, a equipe do Grêmio apenas se preocupou em deixar o tempo passar. O Veranópolis pressionou em busca do gol de empate, mas parou nas mãos do goleiro gremista.
Esta foi a terceira partida entre as duas equipes neste Gauchão e a terceira vitória do Tricolor.
VINICIUS REBELLO