clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 22/02/2006 15h24min

Aeroporto de Recife suportará 7,2 milhões de passageiros

Segunda etapa das obras de expansão foi anunciada na inauguração

Em operação assistida desde setembro de 2005, e oficialmente inaugurado na terça-feira, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre dará início à segunda etapa das obras de expansão, adaptações que vão permitir que receba cerca de 7,2 milhões de passageiros por ano.

Durante o evento, que contou com a presença do presidente Lula, o presidente da Infraero Carlos Wilson destacou que, com a inauguração, o novo aeroporto de Recife já é capaz de atender cinco milhões de passageiros por ano.

A estatal deu início à licitação para a ampliação do conector Sul, que prevê a instalação de quatro novas pontes de embarque, já adquiridas, e mais quatro novas pontes que devem ser compradas em breve. Ao fim das obras, o terminal terá um total de 15 pontes de embarque. Com a segunda etapa da obra de expansão, o velho terminal será reformado e integrado ao novo, aumentando a capacidade.

– Já atingimos 3,6 milhões de passageiros por ano e temos indícios seguros de que a capacidade atual de cinco milhões deverá ser superada em breve. Não podemos permitir que a saturação nos surpreenda. Por isso mesmo, vamos iniciar imediatamente as obras – afirmou.

O novo terminal conta com 64 balcões de check-in e com uma nova área de compras e lazer com 165 pontos comerciais, que serão ocupados gradativamente. O pátio de aeronaves foi ampliado para 26 posições de estacionamento de aviões. Sob o pátio, foi construído um queroduto, dutos subterrâneos que conduzem combustível para os aviões - sistema que adapta o terminal às regras internacionais que impedem o trânsito de caminhões-tanque no local.

O edifício-garagem tem três pavimentos com capacidade para 2080 veículos. No quarto pavimento do prédio, funciona um espaço para eventos e exposições. O novo Aeroporto dos Guararapes também se transformou em um espaço destinado à arte pernambucana. Obras de João Câmara, José Cláudio, Francisco Brennand, Gil Vicente, Pedro Frederico, Montez Magno e Abelardo da Hora estão expostas permanentemente no terminal.

AGÊNCIA O GLOBO

Notícias Relacionadas

22/02/2006 13h32min
Carlos Wilson confirma que se desligará da Infraero
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.