| 18/02/2006 08h56min
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a morte de um jovem indonésio pelo vírus H5N1 da gripe aviária, o que eleva a 19 o número oficial de vítimas fatais da doença na região.
O diretor de Erradicação de Doenças Animais do ministério indonésio de Saúde, Hariadi Wibisiono, disse que um jovem de 23 anos morreu no último dia 10 em Jacarta e que os testes nos laboratórios locais tinham dado positivo para o vírus H5N1 da gripe aviária.
A confirmação ocorre dois dias depois de outras duas pessoas morrerem em um hospital da capital indonésia com sintomas de gripe aviária, similares aos de uma pneumonia grave. O resultado das análises em laboratórios da OMS ainda não saiu.
O ministro da Agricultura, Anton Apriantono, disse esta semana que o crescente número de casos no país e a rapidez com que se produzem as mortes poderiam indicar que o vírus H5N1 é cada vez mais patógeno.
As vítimas dos dois últimos casos morreram um dia após sua internação no centro de saúde.
A Indonésia é o país com maior número de mortes por causa da gripe aviária durante 2006. Segundo os dados da OMS, 92 pessoas morreram por causa da doença no Camboja (4), China (8), Indonésia (19), Iraque (1), Tailândia (14), Turquia (4) e Vietnã (42).
AGÊNCIA EFE