| 15/02/2006 10h05min
Depois de cinco quedas consecutivas, o dólar à vista abriu em alta de 0,33% nesta quarta-feira, cotado a R$ 2,142 na compra e R$ 2,144 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam em alta e o risco-país marca 228 pontos centesimais, estável no dia.
A quarta-feira é de agenda mais movimentada, com destaque para o discurso do novo presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, no Congresso dos Estados Unidos. Será a primeira fala em público de Bernanke desde que ele substituiu Alan Greenspan no comando do banco central americano.
A expectativa dos analistas e investidores é com a sinalização de Bernanke para os rumos da política monetária dos Estados Unidos. O Fed recentemente acenou com a possibilidade de os aumentos de juros no país estarem perto do fim. A dúvida é saber se o novo presidente vai manter esse discurso.
O cenário americano também reserva a divulgação de indicadores econômicos importantes, como a produção industrial de janeiro, nível de utilização da capacidade instalada e os estoques de petróleo e derivados. Por aqui, o destaque é a divulgação do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que indicou inflação de 0,17%, em fevereiro, bem abaixo do 0,84% de janeiro.
Apesar da pequena alta do dólar no início do dia, os analistas acreditam que as pressões são pontuais e que a tendência da moeda americana é continuar em baixa. O Banco Central volta a comprar dólares nos mercados à vista e futuro, mas não chega a pressionar significativamente as cotações.
AGÊNCIA O GLOBO