| 09/04/2002 17h14min
Assim como Austrália e Grã-Bretanha, o Brasil será cabeça-de-chave na repescagem da Copa Davis e, portanto, estas equipes não vão se enfrentar. O sorteio para definição dos países pré-classificados ocorreu nesta terça-feira, dia 9 de abril, na sede da Federação Internacional de Tênis (ITF), em Londres, Inglaterra. Os outros cinco cabeças-de-chave serão Bélgica, Alemanha, Holanda, Eslováquia e Suíça. Os critérios de definição dos cabeças-de-chave, usados pelo comitê da Copa Davis, incluem o atual ranking de nações na competição da ITF, os rankings dos jogadores que devem participar, a experiência em diferentes pisos e nos jogos de duplas.
A repescagem é formada pelos oito perdedores da primeira rodada do Grupo Mundial deste ano e pelos oito finalistas dos zonais classificatórios. Os vencedores asseguram sua vaga no Grupo Mundial de 2003, enquanto as equipes que perderem serão rebaixadas para os Grupos Zonais, nos quais terão que brigar para subirem de novo à divisão principal.
Nesta quarta-feira, dia 10, ocorre o sorteio que define qual será o adversário do Brasil entre os demais oito países: Canadá, Finlândia, Índia, Marrocos, Romênia, Tailândia, Venezuela ou Zimbábue. Os jogos serão disputados entre os dias 20 e 22 de setembro. A definição dos locais das partidas é feita baseada no último confronto entre os dois países adversários: se o último duelo ocorreu em país, agora a disputa será no outro. No caso de duas equipes nunca terem se enfrentado, a sede será definida por sorteio.