| 04/02/2006 11h23min
O Irã anunciou hoje que retomará plenamente seu programa de enriquecimento de urânio em resposta à decisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de levar o assunto ao Conselho de Segurança da ONU.
– A primeira conseqüência desta resolução será a reativação de nosso programa de enriquecimento (de urânio) em plena escala – disse Javad Vaeidi, subdiretor do Conselho de Segurança Nacional do Irã, em declarações à imprensa em Viena.
O chefe da delegação iraniana na AIEA também anunciou que Teerã suspenderá sua colaboração voluntária com a AIEA no marco do Protocolo Adicional do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).
Esse protocolo permite que inspetores da ONU visitem sem aviso prévio as instalações nucleares iranianas.
– Esta resolução é política, já que não há embasamento legal ou técnico algum – disse o iraniano.
– O caminho da diplomacia foi interrompido por certos países e não está claro como e quando pode ser retomado depois desta decisão – acrescentou.
Vaeidi ressaltou ainda que Teerã acha que "a falta de consenso e unanimidade no seio do Conselho demonstra que o programa nuclear iraniano só preocupa poucos países".
A resolução foi aprovada hoje por 27 dos 35 países-membros do Conselho. Na votação, houveram cinco abstenções e três votos contra.
O texto expõe uma série de exigências ao Irã, como mais transparência e a suspensão do seu programa de enriquecimento de urânio.
AGÊNCIA EFE