| 03/02/2006 13h58min
O tenista José Pereira Jr., da equipe catarinense Instituto Tênis, faturou uma vaga na semifinal na quarta etapa do Circuito Sul-Americano (Cosat), que está sendo realizada em Arequipa, no Peru. O atleta derrotou o colombiano Magin Ortiga – que o havia vencido no Equador, na semana passada –, por 2/6, 6/4 e 6/2. É o único brasileiro que ainda disputa a chave principal de simples da categoria 16 anos.
Pereira Jr. começou errando muito e perdeu o primeiro set sem oferecer muita resistência, mas depois foi para cima do adversário e conseguiu virar o placar e garantir sua primeira semifinal nesta temporada, que é também sua primeira na categoria 16 anos. Em 2005, José Pereira foi o melhor tenista do circuito na categoria 14 anos e único representante do país a participar da equipe sul-americana que disputou a gira européia.
– O José Pereira foi bastante agressivo a partir do segundo set e soube administrar a principal característica do colombiano, que é a regularidade e o controle emocional. E no terceiro set, o saque do Zé foi o diferencial, perdendo apenas quatro pontos no seu serviço – explicou Patrício Arnold, técnico que está acompanhando o tenista nesta fase final do Cosat peruano.
Na próxima rodada, valendo vaga na decisão, o tenista brasileiro vai encarar o argentino Facundo Bagnis, cabeça-de-chave 2 e responsável pela eliminação de Pereira Jr. na Colômbia.
Os outros integrantes da equipe já voltaram ao Centro de Treinamento Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, para uma semana de descanso, reposição física e treinos e retomam à gira somente no Chile. O mesmo faz José Pereira após a disputa no Peru.