| 24/01/2006 10h16min
A inflação em Porto Alegre ficou em 0,42% na terceira semana de 2006 pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal Capitais (IPC-S Capitais). Em relação ao levantamento anterior (0,54%), houve desaceleração na alta dos preços de 0,12 ponto percentual.
Conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realiza o levantamento, das sete Capitais pesquisadas, três tiveram um avanço na variação dos preços, três tiveram queda e uma, São Paulo, se manteve estável.
No boletim da Fundação sobre a média do IPC-S, os técnicos apontam que os grupos alimentação e vestuário foram os que mais contribuíram para a baixa no cômputo geral. O grupo alimentação apresentou desaceleração de 0,23 ponto percentual. Contribuíram para este movimento os itens hortaliças e legumes, carnes bovinas, aves e ovos e arroz e feijão. No vestuário, registrou-se a maior desaceleração, passando de -046% para -0,72%. Habitação também apresentou retração, de 0,13% para 0,08%.
Em sentido ascendente, destacaram-se educação, leitura e recreação, transportes, despesas diversas e saúde e cuidados pessoais.
FGV