| 18/01/2006 11h27min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em baixa de 0,16% nesta quarta, com o Índice Bovespa em 36.061 pontos. No mercado de câmbio, o dólar subia 0,74% às 11h, cotado a R$ 2,327 na compra e R$ 2,329 na venda.
O clima continua bastante negativo nos mercados internacionais, que entraram em um forte processo de correção ontem, a partir da disparada do petróleo.
Por conta da queda das bolsas asiáticas, européias e provavelmente das norte-americanas, o mercado brasileiro acompanha as perdas. E devido ao fato de o Brasil ser um dos mais lucrativos entre os emergentes, a realização de lucros é emergente.
– O mau humor se espalha e gera aquele movimento de fuga para a qualidade. Dessa forma, os estrangeiros reduzem participação nos mercados emergentes e correm para os títulos americanos – disse um operador de uma instituição nacional.
Apesar de acompanhar de perto o cenário internacional, o mercado estará atento à definição dos juros básicos da economia brasileira. A decisão sobre o corte dos juros, no entanto, só deve acontecer após o encerramento dos negócios.
A maioria das apostas no mercado é de um corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, embora haja um menor grupo que aposte em 0,50 ponto. Uma outra minoria chegou a falar em 1 ponto na terça, hipótese tida como improvável no mercado.
AGÊNCIA O GLOBO