| 17/01/2006 13h49min
O ano de 2006 marca uma nova etapa na equipe de futsal da Unisul, em Tubarão. Com a conquista da vaga para a Divisão Especial do Campeonato Catarinense e da Liga Nacional de Clubes, o time passa para a elite do Estado e do Brasil.
A campanha de 2005 rumo à Divisão Especial foi coroada de êxito. No play-off final, venceu dois dos três jogos que disputou contra a Agroeste/Xanxerê. Na primeira partida, fez 4 a 2. Perdeu a segunda por 3 a 1 e conquistou o título de campeã ao vencer por 8 a 3.
Para a atual temporada, a Unisul fez algumas mudanças e manteve na equipe pessoas responsáveis pela campanha de 2005, como o técnico Flávio Cavalcanti, o preparador físico Marco Freitas, o fisioterapeuta Alexandre Figueiredo Zaboti e o mordomo Alexsandro dos Santos. A novidade na comissão técnica é a contratação do supervisor Atílio Cláudio Fonseca Dias, que estava trabalhando na Confederação Brasileira de Futsal.
Dos 19 atletas que compõem a equipe, cinco estavam na temporada passada: os goleiros Diogo (Rato) e Raphael (Rapha), o ala/fixo Murilo (Picolé) e os pivôs Edgar (Gá) e Genário. As novas contratações são os goleiros Fabiano, Facó e Nando; os fixos Cuca, Araçá, Betinho e Carioca; os alas Vandré, Paulinho, Cícero, Vevê e Gustavo Néri; e os pivôs Fio e Duda.
– Vamos disputar campeonatos com equipes tradicionais, mas temos que superar qualquer problema que possa aparecer ao longo dessa temporada. Para isso é preciso que cada um esteja consciente da responsabilidade perante a Universidade – disse o técnico Flávio Cavalcanti.
– É um momento de muita alegria porque estamos cumprindo uma promessa feita para a região: ter uma equipe de alto rendimento na sede da Unisul – explicou o gerente de esportes Osvaldo Pulita.
– Espero que essa equipe continue levando o nome da Unisul para fora do estado e honrando essa Universidade, a exemplo do voleibol. O grande desafio é ficar entre as melhores e em até quatro anos conquistar um titulo da Liga Nacional – comentou o reitor Gerson Joner da Silveira.
Os atletas e comissão técnica também foram saudados pelo gerente geral de esportes, o bicampeão olímpico Giovane Gávio, que ressaltou a importância da equipe para a academia.
– Que todos vistam a camisa da Unisul com muito orgulho e raça, porque os resultados vêm na seqüência – afirmou Giovane.