| 16/01/2006 10h03min
O dólar à vista abriu em alta de 0,40% nesta segunda, cotado a R$ 2,283 na compra e R$ 2,285 na venda. Devido ao feriado norte-americano em homenagem a Martin Luther King, não há negociação com títulos da divida externa, nem cálculo do risco-país. O destaque da manhã fica com a divulgação do Boletim Focus.
O Focus é uma pesquisa do Banco Central junto a cem instituições financeiras, que respondem sobre expectativas para o cenário econômico. A novidade é que, na semana da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), muda a perspectiva do mercado para o corte de juros. Agora, os analistas esperam um corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic. Na pesquisa anterior, as estimativas eram de uma redução de 0,50 ponto.
A média dos analistas ouvidos espera uma inflação de 4,58% em 2006, acima dos 4,50% estimados na semana anterior. A meta de inflação deste ano é de 4,50%. A previsão para o crescimento da economia não se alterou e continuou em 3,5%.
O Copom se reúne na terça e quarta-feira para decidir sobre o percentual da taxa Selic que vai vigorar até o início de março. O mercado vem trabalhando dividido nos prognósticos do tamanho do corte.
Devido ao feriado norte-americano, o volume de negócios poderá ser reduzido nos mercados de câmbio e ações. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tem nesta segunda-feira o vencimento do mercado de opções, onde investidores exercem o direito de compra ou vender ações a outros investidores, por valores pré-determinados.
AGÊNCIA O GLOBO