| 25/03/2002 21h20min
Os caminhões-pipa que estavam abastecendo as propriedades rurais no oeste do Estado passaram também a atender residências na área urbana. Até esta segunda-feira, dia 25, os municípios de Santa Helena, Belmonte e Vargeão estavam recebendo água dos caminhões. A região oeste sofre com a estiagem desde dezembro de 2001.
Para abastecer Vargeão, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) alugou um caminhão-pipa de Indaial, com capacidade de 13 mil litros, ao custo diário de R$ 1 mil. Segundo o responsável pela Casan no município, Ademar Rolim, isso ameniza o racionamento, pois as fontes que abastecem a estação de tratamento produzem de 70 a 80 mil litros por dia, para um consumo de 250 a 300 mil litros diários.
O município de Belmonte está buscando água da Casan de Descanso. Segundo o vice-prefeito Alcides Orso, diariamente são de 25 a 30 mil litros para abastecer a zona urbana. No interior são transportados 50 mil litros por dia de fontes para os produtores.
Santa Helena é o município mais atingido, que está em emergência desde o dia 31 de dezembro de 2001. O prefeito Moacir Lazarotto convocou para esta terça uma reunião com a Defesa Civil, com a perspectiva de decretar situação de calamidade. Diariamente, são transportadas pela prefeitura cerca de 300 mil litros de água, sendo 200 mil para a zona urbana.