| 12/01/2006 09h33min
Um levantamento do jornal O Globo aponta que pelo menos seis deputados federais não cumpriram a promessa de doar o dinheiro recebido pela convocação extraordinária do Congresso. Marcello Siqueira (PMDB-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Reginaldo Lopes (PT-MG), Vittorio Medioli (PL-MG), Carlos Nader (PL-RJ) e Murilo Zauith (PFL-MS) não repassaram a entidades a primeira parcela de R$ 12,8 mil.
Acusado de não ter pago a entidade beneficente que indicou, Reinaldo Gripp (PL-RJ) apresentou cópia do depósito. Até o momento, 74 deputados declararam que tinham devolvido o dinheiro ou doariam os recursos. Do total, 32 disseram que fariam os repasses pessoalmente. O custo total é de R$ 100 milhões.
O caso foi confirmado pelos diretores das entidades, que foram ouvidas pela reportagem do jornal. Marcello Siqueira disse que não fez o depósito porque está de licença médica. Por sua vez, Delgado informou que já havia feito o depósito, o que foi desmentido pelo vice-presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Nicanor Leonel Zeferino.
Lopes alegou que ainda não teve tempo de fazer a doação. A assessoria de Medioli informou que o depósito já foi autorizado. Nader não retornou as ligações do jornal e Zauith informou que primeiro fará um levantamento nas entidades para depois enviar o prometido.