| 28/12/2005 20h18min
A Justiça do Rio homologou hoje o plano de recuperação da Varig. A informação foi divulgada pela própria companhia. De acordo com o plano, serão criados Fundos de Investimento em Participações (FIP). Com este instrumento, os credores passarão a ter participação acionária na companhia aérea.
O texto homologado pela Justiça prevê que as três classes de credores (trabalhadores, fundo de pensão Aerus e demais, como os empresas de leasing, Infraero e Petrobras) tenham cotas dos FIP, inclusive do chamado "FIP Controle", que deve ser responsável pela administração da companhia aérea. A própria Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da Varig, deve participar dos FIP. Com isso, a FRB deve perder o controle acionário da companhia, ao diminuir sua participação dos atuais 80% para, possivelmente, menos de 20%.
As empresas, de acordo com a lei, terão até dois anos para se recuperar mas o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Empresarial do Rio, lembrou que nada impede que certos complementos levem até 15 anos. Ele disse também que o Ministério Público opinou pela concessão da recuperação.
.
AGÊNCIA O GLOBO