| 21/12/2005 15h11min
O governo federal abriu crédito de R$ 7,4 bilhões para todos os órgãos governamentais. O valor suplementar tem o objetivo de atender as necessidades da programação orçamentária em execução. De acordo com o diretor da Secretaria de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ariosto Culau, a Comissão Representativa do Congresso Nacional aprovou ontem 19 créditos. Ele disse que os demais créditos deverão ser liberados hoje.
Em entrevista à Rádio Nacional, Culau informou que os créditos liberados atendem também a órgãos que não são do Executivo. O diretor afirmou que a secretaria tinha pendências relacionadas a vários poderes. Na reunião de ontem, foram aprovados os créditos para pagamento de pessoal que estavam pendentes no Congresso.
Conforme as informações do secretário, o prazo de finalização de execução dos ministérios deve acabar no dia 23 de dezembro.
– Com isso, limita-se a realização de despesas até esta
data para que possa haver os procedimentos de
fechamento de exercício ao longo da última semana do ano – afirmou.
Culau ressaltou que os orçamentos têm vigência anual. Os créditos para o próximo ano deverão ser aprovados até a primeira quinzena de janeiro de 2006, o que permitirá ao Executivo o cumprimento de todas as ações previstas.