| 20/12/2005 14h23min
A inflação na cidade de São Paulo deve fechar o mês em 0,3%. O número foi medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Com essa alta, a inflação fecha o ano dentro da previsão de 4,5%.
Segundo o coordenador do índice, Paulo Picchetti, o aumento é determinado pelas despesas de viagem. Picchetti afirma que a alta de 0,08%, dentro do grupo Despesas Pessoais, já é reflexo dos preços dos pacotes de viagens. Ele explica ainda que o aumento dos preços de Vestuário, na marca de 0,8%, é um fenômeno típico de natal.
Os outros grupos que apresentaram aumento de inflação foram Transportes, com 0,37%, Educação , com 0,12%, Alimentação com 0,46%, e Saúde, com 0,05%. O único grupo que registrou deflação foi o de Habitação, com uma queda de 0,14%.
Nos números de Alimentação, a inflação dos produtos "in natura" desacelerou, caindo de 6,07%, na primeira quadrissemana do mês, para 4,94%. Conforme
Picchetti, essa alta foi compensada por uma
deflação de 0,6% dos alimentos industrializados e de 0,7% dos semi-elaborados.
O coordenador do índice prevê ainda que a inflação do grupo Saúde pode acelerar nos próximos dias, devido ao reajuste nos planos de saúde autorizado nesta semana pelo Superior Tribunal de Justiça. O aumento vai atingir 342 mil usuário das operadoras Saúde e SulAmérica.