| 19/12/2005 18h38min
Quem achava que Ronaldinho já havia mostrado todo seu potencial em 2004 se enganou: 2005 teve muito mais. E não foram novidades somente dentro de campo. A vida do craque brasileiro também contou com diversas promoções, homenagens, polêmicas e ainda o reconhecimento de um filho, o seu primeiro.
O ano foi também de reconhecimento por parte de figuras importantes. O coordenador técnico da Seleção Brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo, declarou que agora é a hora de Ronaldinho.
– Ele é jovem, tem um alto nível técnico, grande qualidade na hora de desenvolver o jogo, pensa, sabe trabalhar, driblar, marcar gols. É um atleta show e com eficiência – afirmou Zagallo.
Até o argentino Diego Maradona se rendeu ao futebol de Ronaldinho. Segundo o ex-jogador, o jogador do Barcelona é o melhor do mundo e não há dúvida disso. A temporada foi ainda de elogios por suas atuações na Seleção Brasileira. No empate em 1 a 1 com o Uruguai pelas
Eliminatórias Sul-Americanas, em março, Carlos
Alberto Parreira definiu a atuação de Ronaldinho como a melhor sob seu comando.
Títulos e premiações não faltaram. Pelo Barcelona, veio a conquista do Campeonato Espanhol no dia 14 de maio, após o empate em 1 a 1 com o Levante em casa. Em 29 de junho, Ronaldinho comandou a Seleção Brasileira na vitória por 4 a 1 sobre Argentina, placar que assegurou o título da Copa das Confederações, na Alemanha.
Em agosto, Ronaldinho foi nomeado embaixador contra a fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU. O cargo honorário, segundo o próprio jogador, é um dos gols mais lindos de sua carreira. O brasileiro foi também o grande vencedor da Bola de Ouro de 2005, prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador da Europa durante o ano.
Ronaldinho ainda foi notícia fora dos gramados. No dia 24 de agosto, assumiu a paternidade de um menino chamado João com uma dançarina do Domingão do Faustão. Já em novembro, foi personagem
principal de um vídeo lançado na
internet pela Nike, sua fornecedora de material esportivo. Nele, o brasileiro aparecia acertando seguidas vezes a bola na trave e dominando ela sem deixá-la cair no chão. O jogador afirmou não ser montagem as manobras
– Foi gravado em TV aberta e não foi montagem. Brinco assim em todos os treinos. Sempre tive o hábito de mirar no travessão – revelou o craque.
Seu último grande espetáculo do ano foi no dia 19 de novembro na goleada do Barcelona sobre o Real Madrid por 3 a 0 pelo Campeonato Espanhol. O craque assinalou duas vezes. No final do confronto, o gaúcho de 25 anos foi aplaudido de pé pelos torcedores adversários. O dia seguinte foi de reverência nas manchetes nos jornais espanhóis. O El Mundo Deportivo comentou: "Ronaldinho, com dois gols magníficos, confirma porque ele é o número 1 do mundo diante de um público que rendeu homenagem à sua magia". O Sport colocou: "Os dois gols do século".