| 19/12/2005 14h51min
A última rodada do Campeonato Espanhol do ano, a 17ª do torneio, que será disputada entre amanhã e quinta-feira, possui conotação especial pela proximidade do Natal, e a grande atração é o jogo do líder Barcelona contra o Celta, pois a equipe catalã espera encerrar 2005 com uma vantagem maior na ponta.
O Barcelona segue na liderança do Espanhol, e ampliou para 12 o número de jogos consecutivos com vitória. O brasileiro Ronaldinho segue conquistando prêmios, e agora torce para que o troféu de melhor jogador do mundo da Fifa, que será anunciado hoje, fique em suas mãos, assim como em 2004.
O Celta, que busca a recuperação após a derrota por 3 a 0 em casa no clássico galego contra o Deportivo, quer tirar férias proporcionando uma vitória à torcida, que começa a ficar impaciente.
Já o Real Madrid, que empatou por 1 a 1 ontem com o Osasuna, volta a ser testado no Bernabéu contra o Racing, sem o lateral Salgado e o meia Guti, que cumprem suspensão.
López Caro, técnico interino do Real,
talvez faça seu último jogo pela equipe principal, embora um resultado positivo possa ampliar sua permanência à frente dos galácticos.
O Osasuna, que permitiu que o Barcelona abrisse vantagem na liderança, enfrenta em casa o Atlético de Madrid na última partida a ser disputada em 2005 na Espanha. A equipe da capital tem desperdiçado pontos importantes e sofrido gols decisivos nos últimos minutos, mas sempre é um adversário a ser levado em consideração.
O Villarreal enfrentará o Málaga com o objetivo de defender a quarta colocação na tabela. Está empatado com o Deportivo e com o Valência em pontos ganhos. Os galegos recebem um Espanyol com problemas e à beira do abismo, enquanto os valencianos jogam contra o Mallorca, que também não pode se dar ao luxo de tropeçar.
O Sevilla quer referendar sua recuperação no torneio contra o Getafe fora de casa. Zaragoza e Athletic também depositam muitas esperanças na 17ª rodada. Os reis do empate querem somar pontos
de três em três a partir de agora
contra uma renascida equipe que está sob comando do técnico Javier Clemente, fora da zona de queda.
O mesmo pode ser dito do confronto entre Real Sociedad e Cádiz. Os bascos têm lutado por cada ponto até o final, mas a reação dos gaditanos, que chegaram à zona de rebaixamento pela primeira vez, precisa ser efetiva, em meio à pressão da torcida.
O confronto entre Bétis e Alavés será um duelo de vida ou morte.