| 19/12/2005 14h50min
A Petrobras assinou nesta segunda-feira contrato com a empresa japonesa Nippon Alcohol Hanbai para a criação de uma companhia que vai importar álcool da estatal brasileira. O nome da empresa será Brazil-Japan Ethanol e terá como objetivo principal buscar um mercado para o álcool brasileiro naquele país.
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, explicou que a idéia é iniciar, a partir de 2008, a exportação de 20 milhões de litros de álcool para o mercado japonês. Segundo ele, como a legislação daquele país, que autoriza a mistura de 3% de álcool à gasolina, a expectativa é de que, em pouco tempo, as exportações de álcool da Petrobras para o Japão possam chegar a 1,8 bilhão de litros anuais.
O diretor destacou que as exportações para o Japão vão permitir a expansão de área plantada, assim como a criação de novas usinas de álcool no Brasil. Ano passado foram produzidos 15 bilhões de litros de álcool no país, dos quais 2,5 bilhões foram exportados.
Paulo Roberto
da Costa ressaltou ainda que para evitar que o álcool que hoje é consumido no país seja desviado para as exportações, o que aumentaria os preços domésticos do produto, a Petrobras vai exigir em seus contratos de compra junto aos usineiros que a produção seja gerada pela ampliação das plantações.