| 16/12/2005 15h47min
O Santos segue o processo de renovação de seu plantel para a temporada 2006. Após dispensar o meia Élton no final do Brasileirão, o clube anunciou que não renovará o contrato de outros três jogadores: o goleiro Henao, do lateral-direito Flávio e do volante Ricardo Bóvio. São os primeiros sinais das mudanças que Wanderley Luxemburgo deve promover no Peixe.
O goleiro colombiano, inclusive, já retornou para seu país. Henao foi contratado em janeiro, a pedido do presidente do clube, Marcelo Teixeira, após ajudar o Once Caldas a conquistar de maneira surpreendente a Libertadores da América de 2004. Com atuações irregulares e três contusões, o arqueiro não se firmou na Vila Belmiro e perdeu espaço para Mauro e Saulo.
Flávio chegou em 2004, vindo do Chernomorets, da Ucrânia. O lateral ficou na reserva de Paulo César durante todo o período em que esteve no Alvinegro e recebeu muitas críticas da torcida e da imprensa, quando foi para campo.
Bóvio também estava no futebol ucraniano e chegou junto com Flávio. Em seu primeiro ano na Vila Belmiro, o volante foi reserva de Preto Casagrande na conquista do Brasileiro e só assumiu a titularidade quando o titular se transferiu para o Fluminense no início deste ano. Em 2005, Bóvio foi o coringa do Peixe, atuando como volante, meia, zagueiro e lateral. Após especulações de que estaria negociando com o Málaga, da Espanha, foi afastado da equipe por duas vezes e, quando retornou em definitivo, não conseguiu demonstrar o mesmo futebol. O atleta está a caminho da Espanha para decidir o seu futuro.
O Peixe deve sofrer mudanças ainda mais profundas em seu grupo, já se preparando para a volta de Luxemburgo ao comando do time. Além dos três, outros jogadores não devem mais jogar pelo Alvinegro. É o caso do lateral-direito Paulo César, que estava emprestado pelo Paris Saint-Germain, da França, até o final de 2005. Como o atleta não teve um bom rendimento durante ano, a diretoria não deve renovar seu contrato e continuar lhe pagando um dos maiores salários do elenco.
O volante Zé Elias, que jogou pouco mais de 10 partidas na temporada, por motivos de seguidas contusões, também não deve renovar. E o goleiro Mauro, outro campeão brasileiro em 2004, está na mira da Ponte Preta, que negociou Lauro com o Cruzeiro.
AGÊNCIA PLACAR